segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Os sentidos

Escola: E.M.E.I.E.F. Pascoal Meller
Equipe: Alice do Nascimento Nunes
     Amanda Steckert Batista                         
              Joesia Barros da Silva Campos
              Michaela Francisco de Freitas
             
Professora supervisora: Edna Cardoso da Luz Frigo 
Turma trabalhada: 8º ano - turma 802

Conteúdo: Os Sentidos

Introdução do conteúdo: corpo humano é composto de cinco sentidos: a visão, o olfato, o paladar, a audição e o tato que fazem parte do sistema sensorial, responsável por enviar as informações obtidas para o sistema nervoso central, que por sua vez, analisa e processa a informação recebida. Não obstante, essas capacidades estão relacionadas com órgãos ou partes do corpo humano (olhos, nariz, boca, ouvidos, mãos) e correspondem às percepções dos homens no mundo, realizadas por meio do processo de tradução, análise e processamento das informações sensoriais, o que muitas vezes, determinou a sobrevivência dos seres humanos bem como dos animais no planeta terra.

Objetivo: Testar os cinco sentidos dos alunos por meio de atividades práticas, fazendo com que os mesmos percebessem que utilizam diariamente seus sentidos sem perceber.

Materiais utilizados: Paladar: (Achocolatado, tomate, limão, vinagre, queijo, cebola...)
Visão: Imagens de ilusão de óptica, Tato: Brinquedos alternativos, Olfato: Álcool, pó de café, Vinagre, Agua sanitária, Acetona, Audição: Sons diversos ( Batida de automóvel, chuva, vento, pipoca estourando, sirene de ambulância, pássaros, explosão), foi usado também uma venda, caixa de papelão.

Metodologia: os alunos foram reunidos no laboratório da escola para a realização de uma aula prática, a fim de testar seus sentidos. No primeiro momento foram organizados em duplas, e cada dupla recebeu uma imagem de ilusão de óptica. A dupla deveria analisar a imagem e perceber os detalhes contidos nela. O objetivo era saber se a dupla conseguiria ver o mesmo na imagem.
No segundo momento foi usado a venda para tapar os olhos dos alunos, colou-se alguns brinquedos na caixa de papelão e em seguida um dos alunos era escolhidos para colocar a mão dentro da caixa para descobrir o que havia ali, foi seguido nessa ordem ate que todos os alunos da sala participassem. O objetivo era que eles percebessem a importância do tato. Após seguiu-se a atividade com o terceiro sentido: paladar, onde a professora selecionou alguns alimentos a serem degustados pelos alunos que se habilitassem a usar a venda, tapar o nariz e executar a tarefa. Seguindo o mesmo ritmo o próximo sentido foi o olfato, sendo que o que mudou foi que eles teriam que sentir o cheiro ao invés de degustar. O ultimo sentido trabalhado foi a audição. Alguns sons foram gravados no celular para que os educandos ouvissem através do fone de ouvido e identificassem o que estavam ouvindo.

Aproveitando que os alunos estavam fora da sala de aula, os mesmos foram levados a uma sala escura e após a um local com bastante claridade. Pediu-se que observassem atentamente os olhos do colega, para perceberem a diferença que há no tamanho da pupila em locais claros e escuros. Com isso, a professora pode explicar sobre a contração e relaxamento da pupila, conteúdos que fazem parte da anatomia dos olhos.   Após terminar cada sentido, a professora explicava o conteúdo referente ao mesmo, no próprio laboratório.

Visão: Os olhos são os órgãos responsáveis pelo sentido da visão uma vez que eles visualizam o objeto e mandam a mensagem para o cérebro que faz a decodificação, interpretando-a.
Olfato: O nariz é o órgão responsável pelo sentido do olfato, ou seja, a propriedade de sentir o cheiro ou odor das coisas. Dessa maneira, o nariz capta os odores e envia a mensagem para o cérebro, que processa as informações.
Paladar: A língua é o órgão responsável pelo sentido do paladar, uma vez que capta e distingui o sabor dos alimentos (salgado, doce, azedo, amargo), além das sensações de quente e frio. Assim, as papilas gustativas decodificam o sabor e enviam as informações para o cérebro.
Audição: Os ouvidos são os órgãos responsáveis pela audição, na medida em que detectam os sons, ruídos e barulhos do exterior, e enviam essas mensagens para o cérebro que as interpreta.
Tato: O tato é caracterizado pela sensação do toque e, por isso, está relacionado com o contato com a pele, através dos neurônios sensoriais responsáveis por enviarem as mensagens para o cérebro. Embora esteja muitas vezes relacionado com as mãos, esse sentido humano envolve qualquer tipo de sensação experimentada pela pele, seja pelos pés, barriga, pernas, dentre outros.
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário