Escola: E.M.E.I.E.F. Pascoal Meller
Equipe: Alice do Nascimento Nunes
Amanda
Steckert Batista
Michaela Francisco de Freitas
Professora
supervisora: Edna Cardoso da Luz Frigo
Turma trabalhada: 8º ano - turma 802
Materiais utilizados: Computador, imagens de internet, folha
sulfite, tesoura e impressora.
Introdução do conteúdo: Um dos fenômenos mais importantes da
vida é a respiração, pela qual a célula absorve oxigênio e elimina anidrido
carbônico. Salvo reduzido número de seres vivos elementares, incompatíveis com
o oxigênio livre (seres anaeróbios), todas as plantas e animais respiram (seres
aeróbios). Por isso, a importância em conhecer o sistema respiratório e estudar o sistema respiratório humano, dentro da anatomia. Nos animais unicelulares,
a célula está diretamente em contato com o oxigênio, e as suas trocas gasosas
se fazem através dos alvéolos pulmonares através de um processo chamado
hematose.
Metodologia: Durante as reuniões do
Pibid que acontecem na Universidade (UNESC), a pibidianas produziram o material
que seria utilizado na aula. A atividade realizada foi um jogo da memória, e
foram reproduzidas duas cópias deste. Os objetivos foram fixar o conteúdo que
os educandos haviam visto em sala de aula e demonstrar o trajeto do ar no
corpo. Foram pesquisadas imagens na internet, com as partes do sistema
respiratório e as mesmas foram impressas em folha sulfite e recortadas, bem
como os textos correspondentes às funções de cada parte. Cada imagem possuía um
texto que correspondia à sua função, formando um par. No dia da aplicação da atividade, os alunos foram levados ao laboratório
de ciências da escola, onde se posicionaram em volta da mesa. Os mesmos foram
divididos em dois grandes grupos. Cada grupo ficou com um jogo da memória.
Neste momento a professora explicou como funcionava a atividade, que logo foi
iniciada. As pibidianas auxiliaram os grupos durante a atividade, juntamente
com a professora regente. As figuras e os textos foram colocados sobre a mesa,
virados para cima, para que os alunos pudessem memorizá-los. Após, as mesmas foram viradas para baixo e o jogo iniciou. Os grupos
tinham uma sequência de alunos a ser seguida, visando organizar a retirada dos
pares, que iam sendo virados e quem conseguia associar a parte do sistema com
sua função, ia acumulando pares e ao final, quem tivesse mais era considerado
vencedor e o jogo iniciava-se novamente.
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