sábado, 16 de dezembro de 2017

Sistema Respiratório Humano

Escola: E.M.E.I.E.F. Pascoal Meller
Equipe: Alice do Nascimento Nunes
     Amanda Steckert Batista                         
              Michaela Francisco de Freitas
            

 Professora supervisora: Edna Cardoso da Luz Frigo

Turma trabalhada: 8º ano - turma 802

Materiais utilizados: Computador, imagens de internet, folha sulfite, tesoura e impressora.

Introdução do conteúdo: Um dos fenômenos mais importantes da vida é a respiração, pela qual a célula absorve oxigênio e elimina anidrido carbônico. Salvo reduzido número de seres vivos elementares, incompatíveis com o oxigênio livre (seres anaeróbios), todas as plantas e animais respiram (seres aeróbios). Por isso, a importância em conhecer o  sistema respiratório e estudar o sistema respiratório humano, dentro da anatomia. Nos animais unicelulares, a célula está diretamente em contato com o oxigênio, e as suas trocas gasosas se fazem através dos alvéolos pulmonares através de um processo chamado hematose.
                          

Metodologia: Durante as reuniões do Pibid que acontecem na Universidade (UNESC), a pibidianas produziram o material que seria utilizado na aula. A atividade realizada foi um jogo da memória, e foram reproduzidas duas cópias deste. Os objetivos foram fixar o conteúdo que os educandos haviam visto em sala de aula e demonstrar o trajeto do ar no corpo. Foram pesquisadas imagens na internet, com as partes do sistema respiratório e as mesmas foram impressas em folha sulfite e recortadas, bem como os textos correspondentes às funções de cada parte. Cada imagem possuía um texto que correspondia à sua função, formando um par.  No dia da aplicação da atividade, os alunos foram levados ao laboratório de ciências da escola, onde se posicionaram em volta da mesa. Os mesmos foram divididos em dois grandes grupos. Cada grupo ficou com um jogo da memória. Neste momento a professora explicou como funcionava a atividade, que logo foi iniciada. As pibidianas auxiliaram os grupos durante a atividade, juntamente com a professora regente. As figuras e os textos foram colocados sobre a mesa, virados para cima, para que os alunos pudessem memorizá-los. Após, as mesmas foram viradas para baixo e o jogo iniciou. Os grupos tinham uma sequência de alunos a ser seguida, visando organizar a retirada dos pares, que iam sendo virados e quem conseguia associar a parte do sistema com sua função, ia acumulando pares e ao final, quem tivesse mais era considerado vencedor e o jogo iniciava-se novamente.






Nenhum comentário:

Postar um comentário