Escola: E.M.E.I.E.F. Erico Nonnenmacher
Equipe: Adriana Marcelo Elias;
Cristiano Goulart;
Daniela Pedroso de Souza;
Gustavo Rodrigues;
Josué Cardoso Nicolau;
Vanessa Cardoso;
Professora
supervisora: Aliciane
Fogaça
Turmas
trabalhada: 7ª ano
(701 e 702)
Atividade:
Corrida microscópica
Introdução:
O jogo teve como intenção
motivar e ampliar o conhecimento da matéria ministrada em sala de aula, mostrando que o conteúdo pode
ser trabalhado através de jogos, aprofundando cada vez mais o conteúdo e o
aprendizado do aluno.
A dinâmica ocorreu com a turma do 7º ano durante
a aplicação de um jogo desenvolvido pelos bolsistas do PIBID. O Resultado foi positivo,
mostrando interação entre os alunos, professora e bolsistas e o melhor aprendizado
dos alunos com a matéria.
Objetivos:
Objetivo
geral
Relatar a interação que o
PIBID proporciona entre os bolsistas e alunos durante as aulas de ciências com
uma dinâmica.
Objetivos
específicos
·
Melhorar
a relação entre os alunos;
·
Exercer
o raciocínio rápido;
·
Destacar
a diferença entre os reinos (vírus, monera e protista);
·
Realizar
uma melhor relação entre professor/bolsista/aluno.
Materiais
utilizados:
·
TNT
(amarelo, azul claro e azul escuro, vermelho)
·
Cola
branca
·
Papel
A3
·
Garrafas
pet
·
Papelão
·
EVA
Metodologia: O tabuleiro com o título “Corrida
Microscópica” é composto por 1 tabuleiro grande de TNT medindo 4m x 3m, com
capacidade de 58 avanços de “casas” destacados em formatos redondos de TNT, 4
piões feitos de garrafas pet e 1 Dado 20x20.
O jogo foi realizado no
pátio da escola, para a sequência do jogo foi dividido a turma em quatro
equipes numerados de 1 a 4. O grupo 1 iniciou a partida e jogou o dado, e os
números que caiu correspondiam o número de casas que deveriam andar. Conforme
os avanços das participantes o tabuleiro apresentava fases como “volte 1 casa”
“Volte 2 casas” e “perguntas”.
Para as perguntas foram destacadas
3 cores, perguntas cor verde para Bactéria, perguntas cor vermelha para Vírus e
perguntas cor azul para Protozoários. Os participantes que chegassem a “casa”
da pergunta deveriam responder corretamente, caso contrário voltariam 2
“casas”. As perguntas foram baseadas de acordo com o conhecimento dos alunos
aprendidos em sala de aula, foi utilizado o livro didático para confecção das
perguntas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário