sábado, 16 de dezembro de 2017

Corrida microscópica

Escola: E.M.E.I.E.F. Erico Nonnenmacher

Equipe: Adriana Marcelo Elias;
              Cristiano Goulart;
              Daniela Pedroso de Souza;
              Gustavo Rodrigues;
             Josué Cardoso Nicolau;
             Vanessa Cardoso;


Professora supervisora: Aliciane Fogaça
Turmas trabalhada: 7ª ano (701 e 702)
Atividade: Corrida microscópica

Introdução: O jogo teve como intenção motivar e ampliar o conhecimento da matéria ministrada  em sala de aula, mostrando que o conteúdo pode ser trabalhado através de jogos, aprofundando cada vez mais o conteúdo e o aprendizado do aluno.
 A dinâmica ocorreu com a turma do 7º ano durante a aplicação de um jogo desenvolvido pelos bolsistas do PIBID. O Resultado foi positivo, mostrando interação entre os alunos, professora e bolsistas e o melhor aprendizado dos alunos com a matéria.

Objetivos:
Objetivo geral
Relatar a interação que o PIBID proporciona entre os bolsistas e alunos durante as aulas de ciências com uma dinâmica.

Objetivos específicos
·      Melhorar a relação entre os alunos;
·      Exercer o raciocínio rápido;
·      Destacar a diferença entre os reinos (vírus, monera e protista);
·      Realizar uma melhor relação entre professor/bolsista/aluno.

Materiais utilizados:
·         TNT (amarelo, azul claro e azul escuro, vermelho)
·         Cola branca
·         Papel A3
·         Garrafas pet
·         Papelão
·         EVA

Metodologia: O tabuleiro com o título “Corrida Microscópica” é composto por 1 tabuleiro grande de TNT medindo 4m x 3m, com capacidade de 58 avanços de “casas” destacados em formatos redondos de TNT, 4 piões feitos de garrafas pet e 1 Dado 20x20.
O jogo foi realizado no pátio da escola, para a sequência do jogo foi dividido a turma em quatro equipes numerados de 1 a 4. O grupo 1 iniciou a partida e jogou o dado, e os números que caiu correspondiam o número de casas que deveriam andar. Conforme os avanços das participantes o tabuleiro apresentava fases como “volte 1 casa” “Volte 2 casas” e “perguntas”.

Para as perguntas foram destacadas 3 cores, perguntas cor verde para Bactéria, perguntas cor vermelha para Vírus e perguntas cor azul para Protozoários. Os participantes que chegassem a “casa” da pergunta deveriam responder corretamente, caso contrário voltariam 2 “casas”. As perguntas foram baseadas de acordo com o conhecimento dos alunos aprendidos em sala de aula, foi utilizado o livro didático para confecção das perguntas. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário