sábado, 16 de dezembro de 2017

Sistema Circulatório

Escola: E.M.E.I.E.F. Pascoal Meller
Equipe: Alice do Nascimento Nunes
     Amanda Steckert Batista                         
              Michaela Francisco de Freitas
            

 Professora supervisora: Edna Cardoso da Luz Frigo

Turma trabalhada: 8º ano - turma 802

Materiais utilizados: folha sulfite, tesoura, fita adesiva, pincel atômico, giz de quadro negro, EVA, tinta guache, pincel, bolinhas de isopor.

Introdução do conteúdo: o sistema circulatório é formado pelo coração e vasos sanguíneos e o pulmão também atua no processo. O sangue é um tecido líquido e faz um papel importantíssimo no sistema circulatório, o coração é um órgão muscular, localizado na caixa torácica, entre os pulmões. Ele funciona como uma bomba dupla: o lado esquerdo bombeia o sangue arterial para as diversas partes do corpo, enquanto o lado direito bombeia o sangue venoso para os pulmões. O coração funciona impulsionando o sangue por meio de dois movimentos: contração, denominado sístole e relaxamento, denominado diástole. As principais estruturas são pericárdio, endocárdio, miocárdio, átrios, ventrículos. É responsável por transportar os nutrientes e oxigênio para os tecidos do corpo. A circulação corresponde a todo o trajeto do sangue pelo corpo. Durante este percurso, o sangue passa duas vezes pelo coração. A pequena circulação ou circulação pulmonar é o caminho que o sangue cursa do coração aos pulmões e vice-versa. A grande circulação ou circulação sistêmica é o caminho que o sangue cursa do coração até os demais tecidos do corpo e vice-versa. O sangue tem um trajeto a percorrer, começando quando o sangue venoso é bombeado do ventrículo direito para a artéria pulmonar, que possui duas ramificações que vai uma para o pulmão direito e outra para o pulmão esquerdo. Nos pulmões, o sangue dos capilares dos alvéolos libera o gás carbônico e absorve o gás oxigênio. O sangue arterial já oxigenado é levado dos pulmões ao coração, pelas veias pulmonares, que é conectada no átrio esquerdo. No coração, o sangue arterial vindo dos pulmões, é bombeado do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo. Do ventrículo passando para a artéria aorta, que é responsável por encaminhar esse sangue para todos os tecidos do corpo. Quando o sangue oxigenado chega até os tecidos, os vasos capilares refazem as trocas gasosas: absorvem o gás oxigênio e liberam o gás carbônico. Transformando o sangue venoso. Para finalizar a circulação, o sangue venoso faz o caminho de volta para o coração e chega ao átrio direito pelas veias cavas superiores e inferiores.
                          

Metodologia: o material utilizado na atividade foi produzido durante uma das reuniões do Pibid, que acontecem na universidade (UNESC). Após pesquisar sobre o sistema circulatório na internet, as pibidianas desenvolveram a atividade a ser realizada com os alunos durante a aula da semana seguinte. A mesma teve como objetivo simular o trajeto do sangue pelo corpo, de modo que ficasse claro aos alunos como este ocorre. Foram confeccionadas plaquinhas com o nome dos órgãos do sistema circulatório, com intuito de que cada aluno representasse um destes órgãos e assim representassem a circulação como um todo. No momento da atividade, a professora, juntamente com as pibidianas, levou os alunos para o pátio da igreja, que fica ao lado da escola, para que tivesse mais espaço para realizar a mesma. No chão, foram feitas marcações com giz de quadro branco, delimitando os lugares onde os educandos deveriam se posicionar, que demonstrava a posição dos órgãos no sistema. A sala foi dividida em dois grupos, a fim de que todos pudessem participar da dinâmica. Cada aluno tinha consigo, além da plaquinha colada no peito, uma bolinha (de isopor ou EVA) da cor azul, que representava o sangue venoso ou da cor vermelha, que representava o sangue arterial. Este funcionava da seguinte maneira: o aluno que estava representando a veia cava passava pelos alunos que estavam representando os tecidos do corpo, recolhendo as bolinhas azuis. Estas correspondiam ao sangue venoso contido nos tecidos. Após recolhê-las, o mesmo as levava para o aluno que estava representando o átrio direito e este as levava para quem simbolizava o ventrículo direito. Após, as bolinhas azuis (sangue venoso) eram levadas para o aluno que estava simulando a artéria pulmonar e então estas eram encaminhadas para os discentes representantes dos pulmões.  Aqui, as bolinhas azuis eram trocadas pelas vermelhas (sangue arterial), retratando o processo de hematose, que é a troca de sangue venoso por sangue arterial. O educando que estivesse representando a veia pulmonar, neste momento levava o sangue arterial (bolinhas vermelhas) para o átrio esquerdo, representado por outro educando. Deste, passava para o colega que retratava o ventrículo esquerdo e este para o representante da artéria aorta, que levava o sangue vermelho de volta aos tecidos do corpo. Após, iniciava-se outra rodada.





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