terça-feira, 28 de novembro de 2017

Sistema Urinário

Escola: E.M.E.I.E.F. Pascoal Meller
Equipe: Alice do Nascimento Nunes
     Amanda Steckert Batista
Joesia Barros da Silva Campos                         
              
Professora supervisora: Edna Cardoso da Luz Frigo

Turmas trabalhadas: 8ºs anos – turmas 801 e 802

Materiais utilizados: isopor, catolina, papel contact, mangueiras finas, recipiente pequeno de soro fisiológico, garrafa pet de 237ml, suco em pó de abacaxi, 1 garrafa pet de 2L, lápis de cor, canetinha hidrocor.

Objetivos: Fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula, por meio de atividade prática, a fim de facilitar o entendimento do sistema urinário.

Introdução do conteúdo: O sistema urinário é composto por dois rins, dois ureteres, uma bexiga urinária e uma uretra. Além de eliminar substâncias desnecessárias e prejudiciais (como resíduos metabólicos das células, toxinas ), este sistema realiza também outras funções muito importantes para o nosso organismo.
Dentre estas importantes funções estão o controle do volume e composição do sangue, auxílio na regulagem da pressão e pH sanguíneos, transporte da urina dos rins à bexiga urinária, armazenamento e eliminação da urina.
Dentro do sistema urinário, cabe aos rins a execução do principal trabalho. É através deles que ocorrerá a regulação dos níveis iônicos no sangue, controle tanto do volume quanto da pressão sanguínea, controle do pH do sangue, produção de hormônios e a excreção de resíduos.
As outras partes que compõe este sistema trabalham mais especificamente como vias de passagem e armazenamento temporário.
Após ser formada pelos rins, a urina segue em direção aos ureteres e, após isso, segue em direção a bexiga para ser armazenada.

Objetivos:
Geral
Demonstrar para os alunos o funcionamento do sistema urinário.
Específicos
Identificar os órgãos que compõem o sistema urinário;
Diferenciar os órgãos do sistema urinário;
Fixar o conteúdo estudado em sala de aula.

                          
Metodologia:
Durante as reuniões do Pibid, na universidade (UNESC), as acadêmicas confeccionaram um modelo funcional de sistema urinário, com materiais de fácil acesso. Isso visou o entendimento e fixação do conteúdo pelos alunos, visto que o sistema foi elaborado de forma a ficar muito próximo do sistema urinário humano. Assim, procurou-se aproximar ao máximo o conteúdo à realidade e conhecimento empírico dos alunos, para facilitar o entendimento do mesmo, visto que este é um conteúdo abstrato para eles.
Para confeccionar a atividade, foi utilizada uma placa de isopor, para sustentar as partes do sistema urinário. De um lado do isopor, colou-se uma folha de cartolina, que atuou como um fundo para, sobre esta, dispor os órgãos do sistema. Estes foram feitos com isopor (rins), equipos (ureteres e uretra), recipiente para soro fisiológico (bexiga). Os dois últimos foram fixados no
isopor com barbante. Uma imagem mostrando a estrutura dos néfrons foi impressa para melhor detalhar os mesmos. Para preservar esta imagem, aplicou-se um papel contact sobre a mesma. A circulação sanguínea, o estômago e os intestinos foram desenhados sobre a cartolina, para representar melhor o trajeto do líquido no corpo. Para identificar os principais órgãos componentes do sistema urinário, foram colocadas etiquetas sobre os mesmos. Para apoiar a placa de isopor, confeccionou-se, também com isopor, dois pés de apoio. Durante a atividade, as acadêmicas observaram a participação e a demonstração de interesse das turmas, para assim fazer a presente análise. É fundamental observar a reação de todos os alunos, mesmo aqueles que não participam ativamente das aulas, para assim poder constatar as dificuldades, diferenças no tempo de aprendizagem, interesse e nível de entendimento e conhecimento (empírico ou científico) dos mesmos. Isso permite ao professor buscar novas estratégias de aprendizagem, verificando se é necessário ou não construir novas atividades e jogos, ou apenas adaptar as já propostas. Para aplicar a atividade, os alunos foram levados ao laboratório de ciências da escola, pela professora Edna, juntamente com as acadêmicas. O contato dos educandos com o laboratório é um aliado a mais durante a aprendizagem, pois proporciona diversas sensações no aluno, como a de sentir-se parte da ciência, como um cientista e isso influencia de maneira positiva no aprendizado.







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