Escola: E.M.E.I.E.F. Pascoal Meller
Equipe: Alice do Nascimento Nunes
Amanda
Steckert Batista
Joesia Barros da Silva Campos
Professora
supervisora: Edna Cardoso da Luz Frigo
Turmas trabalhadas: 8ºs anos – turmas
801 e 802
Materiais utilizados: isopor, catolina,
papel contact, mangueiras finas, recipiente pequeno de soro fisiológico,
garrafa pet de 237ml, suco em pó de abacaxi, 1 garrafa pet de 2L, lápis de cor,
canetinha hidrocor.
Objetivos: Fixar o conteúdo trabalhado
em sala de aula, por meio de atividade prática, a fim de facilitar o
entendimento do sistema urinário.
Introdução do conteúdo: O sistema
urinário é composto por dois rins, dois ureteres, uma bexiga urinária e uma
uretra. Além de eliminar substâncias desnecessárias e prejudiciais (como
resíduos metabólicos das células, toxinas ), este sistema realiza também outras
funções muito importantes para o nosso organismo.
Dentre
estas importantes funções estão o controle do volume e composição do sangue,
auxílio na regulagem da pressão e pH sanguíneos, transporte da urina dos rins à
bexiga urinária, armazenamento e eliminação da urina.
Dentro
do sistema urinário, cabe aos rins a execução do principal trabalho. É através
deles que ocorrerá a regulação dos níveis iônicos no sangue, controle tanto do
volume quanto da pressão sanguínea, controle do pH do sangue, produção de
hormônios e a excreção de resíduos.
As
outras partes que compõe este sistema trabalham mais especificamente como vias
de passagem e armazenamento temporário.
Após
ser formada pelos rins, a urina segue em direção aos ureteres e, após isso,
segue em direção a bexiga para ser armazenada.
Objetivos:
Geral
Demonstrar
para os alunos o funcionamento do sistema urinário.
Específicos
Identificar
os órgãos que compõem o sistema urinário;
Diferenciar
os órgãos do sistema urinário;
Fixar
o conteúdo estudado em sala de aula.
Metodologia:
Durante as
reuniões do Pibid, na universidade (UNESC), as acadêmicas confeccionaram um
modelo funcional de sistema urinário, com materiais de fácil acesso. Isso visou
o entendimento e fixação do conteúdo pelos alunos, visto que o sistema foi
elaborado de forma a ficar muito próximo do sistema urinário humano. Assim,
procurou-se aproximar ao máximo o conteúdo à realidade e conhecimento empírico
dos alunos, para facilitar o entendimento do mesmo, visto que este é um
conteúdo abstrato para eles.
Para
confeccionar a atividade, foi utilizada uma placa de isopor, para sustentar as
partes do sistema urinário. De um lado do isopor, colou-se uma folha de
cartolina, que atuou como um fundo para, sobre esta, dispor os órgãos do
sistema. Estes foram feitos com isopor (rins), equipos (ureteres e uretra),
recipiente para soro fisiológico (bexiga). Os dois últimos foram fixados no
isopor com
barbante. Uma imagem mostrando a estrutura dos néfrons foi impressa para melhor
detalhar os mesmos. Para preservar esta imagem, aplicou-se um papel contact
sobre a mesma. A circulação sanguínea, o estômago e os intestinos foram
desenhados sobre a cartolina, para representar melhor o trajeto do líquido no
corpo. Para identificar os principais órgãos componentes do sistema urinário,
foram colocadas etiquetas sobre os mesmos. Para apoiar a placa de isopor,
confeccionou-se, também com isopor, dois pés de apoio. Durante a
atividade, as acadêmicas observaram a participação e a demonstração de
interesse das turmas, para assim fazer a presente análise. É fundamental
observar a reação de todos os alunos, mesmo aqueles que não participam
ativamente das aulas, para assim poder constatar as dificuldades, diferenças no
tempo de aprendizagem, interesse e nível de entendimento e conhecimento
(empírico ou científico) dos mesmos. Isso permite ao professor buscar novas
estratégias de aprendizagem, verificando se é necessário ou não construir novas
atividades e jogos, ou apenas adaptar as já propostas. Para aplicar a
atividade, os alunos foram levados ao laboratório de ciências da escola, pela
professora Edna, juntamente com as acadêmicas. O contato dos educandos com o
laboratório é um aliado a mais durante a aprendizagem, pois proporciona
diversas sensações no aluno, como a de sentir-se parte da ciência, como um
cientista e isso influencia de maneira positiva no aprendizado.
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