sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Os Anfíbios

               
        Escola: E.M.E.I.E.F. Pascoal Meller
            
        Equipe: Mateus Sachetti Guimarães
                      Savana Bernardo Alfredo
                      Victória Bauer Rocha Lourenço
 
       Professora supervisora: Edna Cardoso da Luz Frigo
       Turma trabalhada: 7º ano - turma 702
       Conteúdo: Anfíbios
 
       Introdução do conteúdo: Os anfíbios foram os primeiros vertebrados a habitar o ambiente terrestre. Há               varias  teorias de que eles surgiram na terra a cerca de 400 milhões de anos, a partir da evolução de alguns           peixes ósseos. A seleção natural de características dos anfíbios possibilitou serem bem sucedidos nas novas condições, entre as características está a presença de pulmões. Estão divididos em três grupos: anuros, ápodes e urodelos. 
       Materiais utilizados: Exemplares de Anfíbios no álcool , pinças, bandeja, luvas descartáveis
                          
    Metodologia: Durante as reuniões do Pibid que acontecem na Universidade (UNESC), os pibidianos produziram o material que seria utilizado na aula. A atividade realizada foi um questionário com 10 questões formuladas a partir do conteúdo trabalhado em sala de aula e do livro didático dos alunos. Verificamos os exemplares (anfíbios) para a amostra no laboratório de ciências. Foi destacado o grupo dos anuros, assim sendo sapo, perereca, rã e a metamorfose dos girinos. No dia da aplicação da atividade, os alunos foram levados ao laboratório de ciências da escola, onde se posicionaram em volta da mesa. Neste momento a professora introduziu o tema para os pibidianos darem continuidade a atividade, os mesmos iniciaram a amostra dos anfíbios indicando as características dos anuros, bem como mostrando as diferenças dos animais pertencentes ao grupo dos anuros.









Após, a demonstração no laboratório, os alunos receberam o questionário para resolverem e entregarem a professora como forma avaliativa. 












Nenhum comentário:

Postar um comentário