quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Bingo Atmosférico


Escola: E.M.E.I.E.F. Pascoal Meller

Equipe: Beatriz Luiz Sebastião
              Caroline da Rosa Pedroso
              Gisele Padilha Delfino
              Kalita Borges Feck
              Josielen Guimarães Duarte
              Betina Emerick Pereira

Professora supervisora: Elaine Fonseca Pereira
 Turma trabalhada: 601 e 602.
 Atividade: Bingo Atmosférico.

Introdução:
         O ar que envolve a atmosfera é uma mistura de gases, vapor de água e partículas suspensas (poeira, fuligem, produtos químicos, entre outros). Os elementos que compõem o ar são essencialmente o nitrogênio (78%) é de extrema importância para todos os seres vivos, pois participa da formação de diversas moléculas orgânicas necessárias para o seu metabolismo.
De todos os organismos vivos, apenas alguns microrganismos são capazes de captar o nitrogênio (ciclo do nitrogênio) disponível na atmosfera e degradá-lo de forma que os seres vivos possam aproveitá-lo.
O oxigênio (21%) presente no ar atmosférico é de extrema importância para a manutenção da vida no planeta, pois ele é o gás utilizado na respiração de todos os seres vivos e também é necessário para que ocorra a combustão, gás carbônico (0,03%)que é um gás de extrema importância para a realização da fotossíntese pelos vegetais, e é liberado para a atmosfera através da combustão e também pela respiração dos animais.
O ar atmosférico também apresenta vapor de água  que também participa da composição do ar provém da evaporação das águas de rios, mares e lagos, respiração dos seres vivos, transpiração das plantas, evaporação da água do solo e evaporação da água de dejetos (fezes e urina de animais) embora a quantidade depende de alguns fatores como clima, temperatura e local.
          Através disso foi elaborado o bingo atmosférico como objetivo de reforça a aprendizagem dos educandos.
  
Objetivos:
ü  Identificar os gases que compõe a atmofesra;
ü  Identificar as camadas da atmosfera;
ü  Reconhecer as propriedades do ar e os elementos que o compõe.

Materiais utilizados: cartolinas, canetas coloridas, contact transparente, impressões de imagens e perguntas.

Metodologia: Após a explicação do conteúdo sobre o a atmosfera e as propriedades do ar, foi realizado uma atividade de “Bingo Atmosférico” para reforçar o conteúdo.
Foi produzido um bingo com cartelas de cartolina, contendo respostas sobre perguntas feitas com base no conteúdo.  Com relação as regras era sorteado números para que a pergunta fosse feita aos alunos, o sorteio era feito através de uma estagiaria e a professora realizava a pergunta, esperando assim a resposta pelos alunos, quando os alunos não sabiam as respostas a professora falava. Quem completava a cartela era feito a conferencia das resposta e como brinde ganhava um pirulito.







Nenhum comentário:

Postar um comentário