Escola: E.M.E.I.E.F. Pascoal Meller
Equipe: Beatriz Luiz Sebastião
Caroline da Rosa Pedroso
Gisele Padilha Delfino
Kalita Borges Feck
Josielen Guimarães Duarte
Betina Emerick Pereira
Professora
supervisora: Elaine
Fonseca Pereira
Turma
trabalhada: 601 e
602.
Atividade:
Bingo Atmosférico.
Introdução:
O
ar que envolve a atmosfera é uma mistura de gases, vapor de água e partículas
suspensas (poeira, fuligem, produtos químicos, entre outros). Os elementos que
compõem o ar são essencialmente o nitrogênio (78%) é de extrema importância
para todos os seres vivos, pois participa da formação de diversas moléculas
orgânicas necessárias para o seu metabolismo.
De todos os organismos vivos, apenas alguns microrganismos são capazes
de captar o nitrogênio (ciclo do nitrogênio) disponível na atmosfera e
degradá-lo de forma que os seres vivos possam aproveitá-lo.
O oxigênio (21%) presente no ar atmosférico é de extrema importância
para a manutenção da vida no planeta, pois ele é o gás utilizado na respiração
de todos os seres vivos e também é necessário para que ocorra a combustão, gás carbônico
(0,03%)que é um gás de extrema importância para a realização da fotossíntese
pelos vegetais, e é liberado para a atmosfera através da combustão e também
pela respiração dos animais.
O ar atmosférico também apresenta vapor de água que também participa da composição do ar
provém da evaporação das águas de rios, mares e lagos, respiração dos seres
vivos, transpiração das plantas, evaporação da água do solo e evaporação da
água de dejetos (fezes e urina de animais) embora a quantidade depende de alguns
fatores como clima, temperatura e local.
Através disso foi elaborado o bingo
atmosférico como objetivo de reforça a aprendizagem dos educandos.
Objetivos:
ü Identificar
os gases que compõe a atmofesra;
ü Identificar
as camadas da atmosfera;
ü
Reconhecer as propriedades do ar e os elementos
que o compõe.
Materiais
utilizados: cartolinas,
canetas coloridas, contact transparente, impressões de imagens e perguntas.
Metodologia: Após a explicação do conteúdo sobre o
a atmosfera e as propriedades do ar, foi realizado uma atividade de “Bingo
Atmosférico” para reforçar o conteúdo.
Foi produzido um bingo com cartelas de
cartolina, contendo respostas sobre perguntas feitas com base no conteúdo. Com relação as regras era sorteado números
para que a pergunta fosse feita aos alunos, o sorteio era feito através de uma
estagiaria e a professora realizava a pergunta, esperando assim a resposta
pelos alunos, quando os alunos não sabiam as respostas a professora falava.
Quem completava a cartela era feito a conferencia das resposta e como brinde
ganhava um pirulito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário