sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Sistema Reprodutor

      
Escola: E.M.E.I.E.F. Pascoal Meller
Equipe: Alice do Nascimento Nunes
     Amanda Steckert Batista
Joesia Barros da Silva Campos                         
              Michaela Francisco de Freitas
            

 Professora supervisora: Edna Cardoso da Luz Frigo

Turmas trabalhadas: 8ºs anos – turmas 801 e 802

Materiais utilizados: papel cartão, papel contact, folha sulfite, EVA, tesoura, palitos de churrasco, cola quente, pincel atômico, saquinho de TNT.

Introdução do conteúdo: o sistema reprodutor masculino é composto pela bolsa escrotal, que é a cavidade que aloja e protege os testículos, sendo responsável pela manutenção da temperatura adequada à fisiologia dessas estruturas. Os testículos são glândulas que, além de produzirem os gametas masculinos, no interior dos túbulos seminíferos, a partir de células germinativas primordiais, possuem células intersticiais (células de Leydig) que sintetizam a testosterona, hormônio sexual masculino. Estas formam a secreção que compõe o sêmen, fluido que nutre e proporciona o meio de sobrevivência aos espermatozoides. No epidídimo, ducto formado por um canal emaranhado que coleta, armazena e conduz os espermatozoides, os gametas atingem maturidade e mobilidade, tornando-se aptos à fecundação. O canal deferente tem a função de transportar os espermatozoides do epidídimo até um complexo de glândulas anexas, formado pela próstata, vesículas seminais e glândulas bulbouretrais. O pênis, que é o órgão reprodutor e excretor do organismo masculino. Este contém em seu interior um ducto, chamado de uretra, que é responsável pela eliminação da urina (excreta nitrogenada/ureia), sendo, então, parte do sistema urinário também. A uretra também conduz o sêmen durante a ejaculação, sendo formado por secreções e espermatozoides. O pênis pode intumescer-se, em razão da grande vascularização presente no mesmo e de acordo com a libido do indivíduo, há a ereção deste órgão. O sistema reprodutor feminino é composto pela vulva ou pudendo, que é o conjunto de estruturas externas, onde estão os lábios vaginais (grandes e pequenos), orifício da uretra, abertura da vagina e clitóris. Os lábios vaginais são dobras da pele formadas por tecido adiposo e são responsáveis pela proteção do aparelho reprodutor feminino. O clitóris é o órgão sensível do organismo feminino. A vagina é o canal que recebe o pênis durante o ato sexual, servindo também como conduto para eliminação do fluxo menstrual e concepção no momento do parto normal (canal que, por ação hormonal, dilata-se para o nascimento de um bebê). O útero é órgão que recepciona o ovo/zigoto e proporciona o seu desenvolvimento durante o período gestacional. Além de proteger o embrião contra choques mecânicos, também impede a transposição de impurezas e micro-organismos patogênicos, além de auxiliar na manutenção da nutrição (formação da placenta e cordão umbilical). Nas tubas uterinas ou trompas de falópio ocorre o transporte do óvulo, do ovário até o útero. Normalmente é nas trompas que ocorre a fecundação, ou seja, o encontro do espermatozoide com o “óvulo”. Os ovários são glândulas responsáveis pela ovulação e produzem também os hormônios sexuais estrógeno e progesterona.
                          
Metodologia: o material utilizado foi produzido durante as reuniões do Pibid, que acontecem na universidade (UNESC) e a atividade foi desenvolvida pelas próprias pibidianas. A mesma funcionou como uma espécie de jogo de “passa ou repassa”, que já foi visto em alguns programas de televisão. Para a atividade, foram elaboradas 43 questões sobre os sistemas feminino e masculino, a fim de fixar o conteúdo de forma dinâmica e interativa. Estas foram coladas em papel cartão e a após colou-se papel contact sobre as mesmas, que foram colocadas dentro do saquinho de TNT. O jogo funcionou da seguinte maneira: a sala foi dividida em dois grandes grupos, onde cada um ficou de frente para o outro, como mostra a imagem abaixo.
Em cada grupo havia um aluno com uma placa em forma de sinal positivo, confeccionada em EVA e sustentada por palito de churrasquinho. As pibidianas iniciavam cada rodada do jogo com uma pergunta, retirada do saco. O grupo que soubesse a resposta primeiro deveria conversar entre si e, somente após, levantar sua respectiva placa. Caso o grupo errasse a questão, passava a vez para a outra equipe. À medida que as equipes acertavam a resposta, iam pontuando. Ao final da atividade, o grupo com mais pontos foi o vencedor e todos os integrantes deste ganharam um ponto nas notas de dever de casa, como prêmio pelo desempenho. Na turma 802, onde há duas aulas consecutivas, foi possível fazer 36 das 43 perguntas, porém alguns educandos não participaram e isso acabou interferindo no ritmo da atividade. Já na turma 801, apesar de haver apenas uma aula, a atividade pode ser desenvolvida de maneira mais efetiva, visto que a mesma permaneceu entusiasmada e em silêncio durante o decorrer de todas as rodadas e todos os discentes participaram. Durante toda a dinâmica, as pibidianas e a professora regente das turmas sanaram as dúvidas que surgiam por parte dos discentes, bem como revisaram o conteúdo e frisaram aspectos importantes do mesmo.









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