Escola: E.M.E.I.E.F. Pascoal Meller
Equipe: Alice do Nascimento Nunes
Amanda
Steckert Batista
Joesia Barros da Silva Campos
Michaela Francisco de Freitas
Professora
supervisora: Edna Cardoso da Luz Frigo
Turmas trabalhadas: 8ºs anos – turmas 801
e 802
Materiais utilizados: papel cartão, papel contact, folha
sulfite, EVA, tesoura, palitos de churrasco, cola quente, pincel atômico,
saquinho de TNT.
Introdução do conteúdo: o sistema
reprodutor masculino é composto pela bolsa escrotal, que é a cavidade que aloja
e protege os testículos, sendo responsável pela manutenção da temperatura
adequada à fisiologia dessas estruturas. Os testículos são glândulas que, além
de produzirem os gametas masculinos, no interior dos túbulos seminíferos, a
partir de células germinativas primordiais, possuem células intersticiais
(células de Leydig) que sintetizam a testosterona, hormônio sexual masculino.
Estas formam a secreção que compõe o sêmen, fluido que nutre e proporciona o
meio de sobrevivência aos espermatozoides. No epidídimo, ducto formado por um
canal emaranhado que coleta, armazena e conduz os espermatozoides, os gametas
atingem maturidade e mobilidade, tornando-se aptos à fecundação. O canal
deferente tem a função de transportar os espermatozoides do epidídimo até um
complexo de glândulas anexas, formado pela próstata, vesículas seminais e
glândulas bulbouretrais. O pênis, que é o órgão reprodutor e excretor do
organismo masculino. Este contém em seu interior um ducto, chamado de uretra,
que é responsável pela eliminação da urina (excreta nitrogenada/ureia), sendo,
então, parte do sistema urinário também. A uretra também conduz o sêmen durante
a ejaculação, sendo formado por secreções e espermatozoides. O pênis pode
intumescer-se, em razão da grande vascularização presente no mesmo e de acordo
com a libido do indivíduo, há a ereção deste órgão. O sistema reprodutor
feminino é composto pela vulva ou pudendo, que é o conjunto de estruturas
externas, onde estão os lábios vaginais (grandes e pequenos), orifício da
uretra, abertura da vagina e clitóris. Os lábios vaginais são dobras da pele
formadas por tecido adiposo e são responsáveis pela proteção do aparelho
reprodutor feminino. O clitóris é o órgão sensível do organismo feminino. A
vagina é o canal que recebe o pênis durante o ato sexual, servindo também como
conduto para eliminação do fluxo menstrual e concepção no momento do parto
normal (canal que, por ação hormonal, dilata-se para o nascimento de um bebê).
O útero é órgão que recepciona o ovo/zigoto e proporciona o seu desenvolvimento
durante o período gestacional. Além de proteger o embrião contra choques
mecânicos, também impede a transposição de impurezas e micro-organismos
patogênicos, além de auxiliar na manutenção da nutrição (formação da placenta e
cordão umbilical). Nas tubas uterinas ou trompas de falópio ocorre o transporte
do óvulo, do ovário até o útero. Normalmente é nas trompas que ocorre a
fecundação, ou seja, o encontro do espermatozoide com o “óvulo”. Os ovários são
glândulas responsáveis pela ovulação e produzem também os hormônios sexuais
estrógeno e progesterona.
Metodologia: o material utilizado foi
produzido durante as reuniões do Pibid, que acontecem na universidade (UNESC) e
a atividade foi desenvolvida pelas próprias pibidianas. A mesma funcionou como
uma espécie de jogo de “passa ou repassa”, que já foi visto em alguns programas
de televisão. Para a atividade, foram elaboradas 43 questões sobre os sistemas
feminino e masculino, a fim de fixar o conteúdo de forma dinâmica e interativa.
Estas foram coladas em papel cartão e a após colou-se papel contact sobre as
mesmas, que foram colocadas dentro do saquinho de TNT. O jogo funcionou da
seguinte maneira: a sala foi dividida em dois grandes grupos, onde cada um
ficou de frente para o outro, como mostra a imagem abaixo.
Em cada grupo havia um aluno com uma placa em forma de sinal positivo,
confeccionada em EVA e sustentada por palito de churrasquinho. As pibidianas iniciavam cada rodada do jogo com uma pergunta, retirada
do saco. O grupo que soubesse a resposta primeiro deveria conversar entre si e,
somente após, levantar sua respectiva placa. Caso o grupo errasse a questão,
passava a vez para a outra equipe. À medida que as equipes acertavam a
resposta, iam pontuando. Ao final da atividade, o grupo com mais pontos foi o
vencedor e todos os integrantes deste ganharam um ponto nas notas de dever de
casa, como prêmio pelo desempenho. Na turma 802, onde há duas aulas consecutivas,
foi possível fazer 36 das 43 perguntas, porém alguns educandos não participaram
e isso acabou interferindo no ritmo da atividade. Já na turma 801, apesar de
haver apenas uma aula, a atividade pode ser desenvolvida de maneira mais
efetiva, visto que a mesma permaneceu entusiasmada e em silêncio durante o
decorrer de todas as rodadas e todos os discentes participaram. Durante toda a
dinâmica, as pibidianas e a professora regente das turmas sanaram as dúvidas
que surgiam por parte dos discentes, bem como revisaram o conteúdo e frisaram
aspectos importantes do mesmo.
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