Escola: E.M.E.I.E.F. Pascoal Meller
Equipe: Amanda Steckert Batista
Jessica Bitencourt
Joesia Campos Barros da Silva
Michaela Francisco de Freitas
Professora
supervisora: Edna Cardoso da Luz Frigo
Turma trabalhada: 8º ano turma 901
Materiais utilizados: EVA, Papel pardo, tesoura, pincel
atômico,
Introdução do conteúdo: O sistema digestório é
formado pelo trato digestório, o qual é composto pela boca, esôfago, estômago,
intestino delgado e intestino grosso, além das glândulas anexas, como o fígado,
glândulas salivares, vesícula biliar e pâncreas.
Os órgãos do sistema
digestório propiciam a digestão do que ingerimos, permitindo que seja feita a
absorção de nutrientes, além da eliminação de partículas não utilizadas pelo
organismo. Para que ocorra a digestão,
o alimento deve passar por modificações físicas e químicas. Essas modificações
começam na boca com a ação da saliva e quebra do amido e continua durante todo
o trato digestório. No estômago o suco gástrico continua a digestão. Após essa
fase o bolo alimentar recebe o nome de quimo e é encaminhado ao intestino
delgado para absorção de nutrientes pelo organismo. Após as reações químicas
realizadas pelas glândulas anexas o quimo se passa a se chamar quilo e é
encaminhado ao intestino grosso, onde a água é reabsorvida e os restos da
digestão são armazenados até a eliminação para o meio externo em forma de
fezes.
Metodologia: Durante as reuniões do Pibid que acontecem na Universidade, a pibidianas produziram o
material que seria utilizado na aula. Num papel pardo as foi desenhado o
contorno do corpo humano, os órgãos também foram desenhados no EVA, foram
confeccionadas placas com nome e funções de cada órgão.
Os alunos foram levados ao laboratório, onde se posicionaram em
volta da mesa, a professora colocou o desenho do corpo humano sobre a mesa,
solicitando que os mesmos montassem o sistema com a localização de cada órgão.
Em seguida as
plaquinhas com os nomes e as funções foram distribuídas entre eles. A medida
que os órgãos e suas funções eram localizados, a professora perguntava aos
demais alunos se concordavam com a resposta do colega, e dessa forma os outros
alunos deram continuidade ate o sistema estar totalmente completo.
Resultados: Durante a atividade pode-se perceber o interesse da
turma. Os alunos já haviam estudado o conteúdo em sala de aula, sendo assim
quando o desenho do corpo foi colocado sobre a mesa e os órgãos distribuídos
imediatamente os alunos começaram a montar o sistema mesmo sem a professora
solicitar. Foi surpresa tanto para a professora quanto para as pibidianas, já
que essa turma geralmente não se mostra
interessada nas atividades. Teve-se um resultado positivo durante a realização
da atividade e para uma surpresa ainda maior, o resultado da avaliação também
foi satisfatório. As pibidianas puderam perceber a importância de uma aula
diferenciada que desperte a curiosidade e o interesse dos alunos.
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