quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Sistema Digestório


Escola: E.M.E.I.E.F. Pascoal Meller
Equipe: Amanda Steckert Batista
              Jessica Bitencourt
              Joesia Campos Barros da Silva
              Michaela Francisco de Freitas
            

 Professora supervisora: Edna Cardoso da Luz Frigo

Turma trabalhada: 8º ano turma 901


Materiais utilizados: EVA, Papel pardo, tesoura, pincel atômico,

Introdução do conteúdo: O sistema digestório é formado pelo trato digestório, o qual é composto pela boca, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso, além das glândulas anexas, como o fígado, glândulas salivares, vesícula biliar e pâncreas.
Os órgãos do sistema digestório propiciam a digestão do que ingerimos, permitindo que seja feita a absorção de nutrientes, além da eliminação de partículas não utilizadas pelo organismo. Para que ocorra a digestão, o alimento deve passar por modificações físicas e químicas. Essas modificações começam na boca com a ação da saliva e quebra do amido e continua durante todo o trato digestório. No estômago o suco gástrico continua a digestão. Após essa fase o bolo alimentar recebe o nome de quimo e é encaminhado ao intestino delgado para absorção de nutrientes pelo organismo. Após as reações químicas realizadas pelas glândulas anexas o quimo se passa a se chamar quilo e é encaminhado ao intestino grosso, onde a água é reabsorvida e os restos da digestão são armazenados até a eliminação para o meio externo em forma de fezes.


                          
Metodologia: Durante as reuniões do Pibid que acontecem  na Universidade, a pibidianas produziram o material que seria utilizado na aula. Num papel pardo as foi desenhado o contorno do corpo humano, os órgãos também foram desenhados no EVA, foram confeccionadas placas com nome e funções de cada órgão.
                            

Os alunos foram levados ao laboratório, onde se posicionaram em volta da mesa, a professora colocou o desenho do corpo humano sobre a mesa, solicitando que os mesmos montassem o sistema com a localização de cada órgão.



Em seguida as plaquinhas com os nomes e as funções foram distribuídas entre eles. A medida que os órgãos e suas funções eram localizados, a professora perguntava aos demais alunos se concordavam com a resposta do colega, e dessa forma os outros alunos deram continuidade ate o sistema estar totalmente completo.

           


Resultados: Durante a atividade pode-se perceber o interesse da turma. Os alunos já haviam estudado o conteúdo em sala de aula, sendo assim quando o desenho do corpo foi colocado sobre a mesa e os órgãos distribuídos imediatamente os alunos começaram a montar o sistema mesmo sem a professora solicitar. Foi surpresa tanto para a professora quanto para as pibidianas, já que essa turma  geralmente não se mostra interessada nas atividades. Teve-se um resultado positivo durante a realização da atividade e para uma surpresa ainda maior, o resultado da avaliação também foi satisfatório. As pibidianas puderam perceber a importância de uma aula diferenciada que desperte a curiosidade e o interesse dos alunos. 

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