quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Modelo Atômico


Escola: E.M.E.I.E.F. Pascoal Meller
Equipe: Amanda Steckert Batista
              Jéssica Bitencourt
              Joesia Barros da Silva Campos
              Michaela Francisco de Freitas

Professora supervisora: Edna Cardoso da Luz Frigo
Turma trabalhada: 9º ano, turma 901

Atividade: Construção do modelo atômico

Introdução do conteúdo: Embora a palavra “átomo” (do grego, “indivisível”) tenha se consagrado, as pesquisas  demonstram que o átomo não é indivisível. Hoje os pesquisadores conhecem uma variedade de partículas e subparticulas atômicas. Para compreendermos a estrutura básica do átomo, estudamos apenas suas partículas que estão em duas regiões distintas estabelecidas por um modelo atômico: o núcleo e a eletrosfera.
Os elétrons, carregados negativamente, formam a eletrosfera do átomo. Na eletrosfera, os elétrons estão distribuídos em sete camadas, ou níveis de energia representadas pelas letras K,L,M,N,O,P,Q. Cada camada comporta o número máximo de elétrons. Como representado na tabela.

CAMADA DA ELETROSFERA

K

L

M

N

O

P

Q
NÚMERO MÁXIMO DE ELETRONS

2

8

18

32

32

18


8

Objetivo da atividade: Demonstrar de forma lúdica o modelo atômico, para facilitar a fixação do conteúdo.

Materiais utilizados: Bandeja de isopor, bolinhas pequenas de isopor, tinta, pincel, cola quente, folha de cartolina A4.


Metodologia: Visto que o assunto é de difícil assimilação por parte dos alunos, por tratar-se de um conteúdo mais abstrato, as pibidianas elaboraram uma atividade com materiais acessíveis e simples. Os alunos foram levados ao laboratório de Ciências, onde formaram quatro grupos com cinco integrantes e receberam um disco de isopor, bolinha de isopor, tinta, cola quente e um elemento do qual fariam a representação da eletrosfera, destacando o núcleo, as camadas e os elétrons. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário