quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Ligações Quimicas


Escola: E.M.E.I.E.F. Pascoal Meller
Equipe: Alexsandra Maia Oliveira Rocha; Gabriele e Savana


Professora supervisora: Edna Cardoso da Luz Frigo
Turma trabalhada: 9º ano, turma 902

Atividade: Dinâmica das Ligações Químicas

Introdução do conteúdo: Como tudo na vida, tem uma razão para existir. Usaremos o número 8 para dizer, que ele é o principal responsável para explicar as “ligações químicas”, que os átomos fazem entre si. Isso porque, eles querem ficar igual aos “gases nobres”, querem possuir 8 elétrons na sua última camada eletrônica. Dessa forma, eles adquirem estabilidade e se transformam em outros compostos. Sabe-se que entre as várias ligações que eles efetuam, foram estudadas apenas duas: As ligações Iônicas (envolve: Perda ou ganho de elétrons. Ex: cátions (+) e os ânios (-). E as Ligações Covalentes (que é o Compartilhamento de elétrons. Ex: Ligações moleculares) Entre os vários compostos formados pelas ligações químicas, foram abordados aqui na dinâmica Iônica, o “Cloreto de Sódio” e na Covalente, a molécula da Água.

Objetivo da Dinâmica: Em se tratando de um assunto com caráter matemático e abstrato, torna-se um pouco difícil a assimilação e o aprendizado por parte de alguns alunos. Por essa razão, o objetivo dessa dinâmica, foi “materializar” esse conteúdo, através de um divertido jogo interativo e de fácil compreensão. Objetivando sair dessa abstração e da rotina de “aulas teóricas tradicionais”, inserindo-os em outro ambiente diferente da sala de aula, para estimular a criatividade do trabalho em grupo, motivando-os a gostar de estudar Química, de uma forma lúdica, através de uma metodologia inovadora que “atiça” o cognitivo dos alunos e como resultado obtêm-se um efetivo ensino-aprendizagem.
Materiais utilizados: Giz, Cartolina e Tesoura.  


Metodologia: Um tanto dinâmico, interativo e inovador, o método usado foi idealizado e desenvolvido pela equipe do pibid da segunda feira. E o ambiente em destaque para a realização da dinâmica, foi uma quadra esportiva do próprio colégio, onde foram desenhados no chão, duas eletrosferas, contendo dois átomos: Cloro e Sódio. Os elétrons das camadas mais próximas ao núcleo eram representados por “bolinhas” feitas com cartolina, e a última camada, foi preenchida com os próprios alunos, que representavam os elétrons. Eles adoraram! Foi bem diferente e divertido para eles e para a equipe Pibidiana que participou. Principalmente porque os alunos surpreenderam em termos de interesse, conhecimento e aprendizagem.



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