Escola: E.M.E.I.E.F. Pascoal Meller
Equipe: Alexsandra Maia Oliveira Rocha;
Gabriele e Savana
Professora supervisora: Edna Cardoso da
Luz Frigo
Turma trabalhada: 9º ano, turma 902
Atividade: Dinâmica das Ligações Químicas
Introdução do conteúdo: Como tudo na
vida, tem uma razão para existir. Usaremos o número 8 para dizer, que ele é o
principal responsável para explicar as “ligações químicas”, que os átomos fazem
entre si. Isso porque, eles querem ficar igual aos “gases nobres”, querem
possuir 8 elétrons na sua última camada eletrônica. Dessa forma, eles adquirem
estabilidade e se transformam em outros compostos. Sabe-se que entre as várias
ligações que eles efetuam, foram estudadas apenas duas: As ligações Iônicas
(envolve: Perda ou ganho de elétrons. Ex: cátions (+) e os ânios (-). E as
Ligações Covalentes (que é o Compartilhamento de elétrons. Ex: Ligações
moleculares) Entre os vários compostos formados pelas ligações químicas, foram
abordados aqui na dinâmica Iônica, o “Cloreto de Sódio” e na Covalente, a
molécula da Água.
Objetivo
da Dinâmica: Em se tratando de um assunto com caráter matemático e
abstrato, torna-se um pouco difícil a assimilação e o aprendizado por parte de
alguns alunos. Por essa razão, o objetivo dessa dinâmica, foi “materializar”
esse conteúdo, através de um divertido jogo interativo e de fácil compreensão.
Objetivando sair dessa abstração e da rotina de “aulas teóricas tradicionais”,
inserindo-os em outro ambiente diferente da sala de aula, para estimular a
criatividade do trabalho em grupo, motivando-os a gostar de estudar Química, de
uma forma lúdica, através de uma metodologia inovadora que “atiça” o cognitivo
dos alunos e como resultado obtêm-se um efetivo ensino-aprendizagem.
Materiais utilizados:
Giz, Cartolina e Tesoura.
Metodologia: Um
tanto dinâmico, interativo e inovador, o método usado foi idealizado e
desenvolvido pela equipe do pibid da segunda feira. E o ambiente em destaque
para a realização da dinâmica, foi uma quadra esportiva do próprio colégio,
onde foram desenhados no chão, duas eletrosferas, contendo dois átomos: Cloro e
Sódio. Os elétrons das camadas mais próximas ao núcleo eram representados por
“bolinhas” feitas com cartolina, e a última camada, foi preenchida com os
próprios alunos, que representavam os elétrons. Eles adoraram! Foi bem
diferente e divertido para eles e para a equipe Pibidiana que participou.
Principalmente porque os alunos surpreenderam em termos de interesse,
conhecimento e aprendizagem.
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