Escola: E.M.E.I.E.F. Pascoal Meller
Equipe: Betina Emerick Pereira
Kálita Borges Feck
Marcela Ricardo
Mayara Fernandes
Professora
supervisora: Elaine
Fonseca Pereira
Turma
trabalhada: 601 e 602.
Atividade:Montagem e interpretação da cadeia
alimentar
Introdução
Para que os alunos se apropriem do
conhecimento com mais facilidade foi desenvolvido a atividade.
Objetivos
ü Compreender quem são
os produtores e consumidores;
ü Distinguir os
consumidores;
ü Entender as etapas de
uma cadeia alimentar;
ü Aprender a diferença
entre cadeia e teia alimentar.
Materiais
utilizados:EVA, folha
A4, tinta guache e cola.
Metodologia:
A prática foi realizada no dia
06/04/2017.
Foram coletados desenhos de vários
tipos de animais e plantas entre terrestres e aquáticos e pintados com guache,
usando quadrados de E.V.A como fundo.
O objetivo é deixar os alunos livres para
organizarem quatro cadeias alimentares.
Foram utilizadas duas metodologias,
uma para cada turma, visto que cada uma tem suas particularidades. Na turma
602, nós dividimos a turma em quatro grupos, dois grupos com cinco alunos e dois
grupos com seis. Em seguida, entregamos a cadeia misturada para os alunos
montarem, após a montagem cada grupo foi para frente da sala e explicou cada
animal, planta ou decompositor presente dentro da cadeia e o porquê de sua
posição. Em atenção aos alunos com dificuldade, foi realizada uma atividade
extra, onde as pibidianas ficaram com as plaquinhas em mãos, na frente da sala,
a professora chamava o nome de um aluno, uma pibidiana mostrava a plaquinha e
então o aluno devia falar qual habito alimentar do animal e qual posição na
cadeia alimentar. Já na turma 601, os alunos foram divididos em quatro grupos
de cinco alunos, as placas com os animais, as plantas e os decompositores foram
espalhadas no chão e cada grupo devia montar a sua cadeia, em seguida, os
alunos foram para frente da sala e, também, explicaram cada indivíduo na cadeia
e o porquê da sua posição. Nesta turma, foi aplicada, também, a atividade
extra.
Resultados alcançados:
Na
primeira turma, foi possível identificar uma maior quantidade de alunos com
dificuldades em entender a cadeia alimentar, associou-se isto ao fato de que
nesta turma há uma maior quantidade de alunos e, também, alunos repetentes,
inclusive estes alunos também apresentaram grande dificuldade em compreender a
cadeia. Contudo, durante a atividade todas as dúvidas foram sendo elucidadas,
cada bolsista ficava de grupo em grupo sempre explicando da forma mais didática
possível para cada aluno com dificuldade. Todos os alunos foram bem
participativos e após todas as atividades foi possível perceber que os alunos
que tiveram problemas com o entendimento, conseguiram assimilar o conteúdo com
a atividade proposta.
Já a
segunda turma apresentava um nível de entendimento maior referente ao tema da
aula, foram poucos alunos com dificuldade, por essa razão que nesta turma foi
aplicada uma metodologia diferente da primeira turma. Os alunos participaram
ativamente das atividades e adquiriram os conhecimentos necessários referentes
à cadeia alimentar. Foi uma experiência e também aprendizado, pois como futuras
professoras estamos praticando para que possamos levar para sala de aula essa
metodologia diferenciada que sai da rotina. Aulas práticas são essenciais para
ampliar o conhecimento adquirido na teoria.
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