quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Cadeia Alimentar


Escola: E.M.E.I.E.F. Pascoal Meller
                            
Equipe: Betina Emerick Pereira
Kálita Borges Feck
Marcela Ricardo
Mayara Fernandes

Professora supervisora: Elaine Fonseca Pereira
Turma trabalhada: 601 e 602.
Atividade:Montagem e interpretação da cadeia alimentar
Introdução
Para que os alunos se apropriem do conhecimento com mais facilidade foi desenvolvido a atividade.
Objetivos
ü  Compreender quem são os produtores e consumidores;
ü  Distinguir os consumidores;
ü  Entender as etapas de uma cadeia alimentar;
ü  Aprender a diferença entre cadeia e teia alimentar.
Materiais utilizados:EVA, folha A4, tinta guache e cola.
Metodologia:
A prática foi realizada no dia 06/04/2017.

Foram coletados desenhos de vários tipos de animais e plantas entre terrestres e aquáticos e pintados com guache, usando quadrados de E.V.A como fundo.
O objetivo é deixar os alunos livres para organizarem quatro cadeias alimentares.
Foram utilizadas duas metodologias, uma para cada turma, visto que cada uma tem suas particularidades. Na turma 602, nós dividimos a turma em quatro grupos, dois grupos com cinco alunos e dois grupos com seis. Em seguida, entregamos a cadeia misturada para os alunos montarem, após a montagem cada grupo foi para frente da sala e explicou cada animal, planta ou decompositor presente dentro da cadeia e o porquê de sua posição. Em atenção aos alunos com dificuldade, foi realizada uma atividade extra, onde as pibidianas ficaram com as plaquinhas em mãos, na frente da sala, a professora chamava o nome de um aluno, uma pibidiana mostrava a plaquinha e então o aluno devia falar qual habito alimentar do animal e qual posição na cadeia alimentar. Já na turma 601, os alunos foram divididos em quatro grupos de cinco alunos, as placas com os animais, as plantas e os decompositores foram espalhadas no chão e cada grupo devia montar a sua cadeia, em seguida, os alunos foram para frente da sala e, também, explicaram cada indivíduo na cadeia e o porquê da sua posição. Nesta turma, foi aplicada, também, a atividade extra.

Resultados alcançados:
Na primeira turma, foi possível identificar uma maior quantidade de alunos com dificuldades em entender a cadeia alimentar, associou-se isto ao fato de que nesta turma há uma maior quantidade de alunos e, também, alunos repetentes, inclusive estes alunos também apresentaram grande dificuldade em compreender a cadeia. Contudo, durante a atividade todas as dúvidas foram sendo elucidadas, cada bolsista ficava de grupo em grupo sempre explicando da forma mais didática possível para cada aluno com dificuldade. Todos os alunos foram bem participativos e após todas as atividades foi possível perceber que os alunos que tiveram problemas com o entendimento, conseguiram assimilar o conteúdo com a atividade proposta.
Já a segunda turma apresentava um nível de entendimento maior referente ao tema da aula, foram poucos alunos com dificuldade, por essa razão que nesta turma foi aplicada uma metodologia diferente da primeira turma. Os alunos participaram ativamente das atividades e adquiriram os conhecimentos necessários referentes à cadeia alimentar. Foi uma experiência e também aprendizado, pois como futuras professoras estamos praticando para que possamos levar para sala de aula essa metodologia diferenciada que sai da rotina. Aulas práticas são essenciais para ampliar o conhecimento adquirido na teoria. 
 

 



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