Escola: E.E.B. Natalio Vassoler
Equipe: Adriana Elias
Daniela Pedroso
Daniele Maria Raulino
Josimar Cunha de Almeida
Professora supervisora: Giana Remus
Turma tralhada: 1002, 1003, 1004.
Atividade:
Quebra-cabeça aparelho reprodutor feminino e masculino.
Objetivo: levar aos alunos uma maneira diferente de aprendizagem,
mostrando através das figuras do quebra cabeça os dois aparelhos, bem como,
questionar após o termino da montagem
com perguntas específicas sobre cada aparelho para melhorar a fixação do tema e
avaliar o conhecimento adquirido pelo aluno a partir do conteúdo lecionado pelo
professor.
Materiais utilizados:
papelão, figuras ilustrativas do aparelho reprodutor masculino e feminino,
tesoura, cola, papel contact, cartolina para os envelopes.
Metodologia: os alunos foram divididos em 6 grupos disponibilizando
para cada equipe um jogo de quebra cabeça. Após o término da montagem os alunos
teriam mais um tempo determinado pelos pibidianos para um breve estudo
relacionado com o aparelho que sua equipe pegou. Após todos terem acabado as
montagens os pibidianos questionaram as equipes com 6 perguntas referentes ao
conteúdo lecionado pelo professor. Os quebra-cabeças foram produzidos pelos
pibidianos.
Resultados: Com a atividade pedagógica percebemos que os alunos
conseguiram compreender a relação dos conhecimentos conceituais, pois tiveram
que focar e prestar muita atenção para a montagem do quebra-cabeça. Diante disso, acreditamos que com atividades
pedagógicas visuais, principalmente, as aulas tornam-se mais atrativas aos alunos,
bem como, pode nos oferecer muitos dados para que se possa avaliar o
aprendizado dos alunos em relação aos conhecimentos conceituais, como também os
comportamentais. Esse tipo de atividade também é facilitadora ao educador, servindo
também como busca de aprendizado para produção de materiais pedagógicos em
outros conteúdos a serem trabalhados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário