quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Quebra-cabeça aparelho reprodutor feminino e masculino


Escola: E.E.B. Natalio Vassoler
Equipe: Adriana Elias
             Daniela Pedroso
             Daniele Maria Raulino
             Josimar Cunha de Almeida
            
Professora supervisora: Giana Remus

Turma tralhada: 1002, 1003, 1004.

Atividade: Quebra-cabeça aparelho reprodutor feminino e masculino.

Objetivo: levar aos alunos uma maneira diferente de aprendizagem, mostrando através das figuras do quebra cabeça os dois aparelhos, bem como, questionar após o termino da  montagem com perguntas específicas sobre cada aparelho para melhorar a fixação do tema e avaliar o conhecimento adquirido pelo aluno a partir do conteúdo lecionado pelo professor.

Materiais utilizados: papelão, figuras ilustrativas do aparelho reprodutor masculino e feminino, tesoura, cola, papel contact, cartolina para os envelopes.

Metodologia: os alunos foram divididos em 6 grupos disponibilizando para cada equipe um jogo de quebra cabeça. Após o término da montagem os alunos teriam mais um tempo determinado pelos pibidianos para um breve estudo relacionado com o aparelho que sua equipe pegou. Após todos terem acabado as montagens os pibidianos questionaram as equipes com 6 perguntas referentes ao conteúdo lecionado pelo professor. Os quebra-cabeças foram produzidos pelos pibidianos.

Resultados: Com a atividade pedagógica percebemos que os alunos conseguiram compreender a relação dos conhecimentos conceituais, pois tiveram que focar e prestar muita atenção para a montagem do quebra-cabeça.  Diante disso, acreditamos que com atividades pedagógicas visuais, principalmente, as aulas tornam-se mais atrativas aos alunos, bem como, pode nos oferecer muitos dados para que se possa avaliar o aprendizado dos alunos em relação aos conhecimentos conceituais, como também os comportamentais. Esse tipo de atividade também é facilitadora ao educador, servindo também como busca de aprendizado para produção de materiais pedagógicos em outros conteúdos a serem trabalhados.





Nenhum comentário:

Postar um comentário