quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Painel com a formação da Terra


Escola: E.E.B. LUIZ LAZZARIN
Equipe: Geisiane
               Bruno
            
Professora supervisora: Giana Remus

Turma tralhada: 601

Atividade: Painel com a formação da Terra

Objetivo: mostrar aos alunos a formação da crosta terrestre através da observação de um painel pedagógico com montagem de figuras e a partir dele questionar sobre o conhecimento adquirido pelo aluno em sala de aula.

Materiais utilizados: painel de TNT com figuras ilustrativas da formação da crosta terrestre.

Metodologia: os alunos foram convidados a se dirigir até o pátio da escola, onde, no gramado, foi colocado o painel de TNT para que os alunos fizessem a observação ampla do painel.  Os pibidianos foram explicando a formação da crosta e ao mesmo tempo mostrando as figuras relacionadas a cada etapa da formação da Terra, ao mesmo tempo que isso ocorria, os mesmos perguntavam aos alunos sobre o conhecimento aplicado em sala, relacionado aos tipos de rochas e sua formação.

Resultados: Com a atividade pedagógica percebeu-se que os alunos conseguiram compreender a relação dos conhecimentos conceituais, porém, alguns deles ainda tinham dúvidas com relação aos tipos de rochas, então, os pibidianos sanaram a dúvida, mostrando no painel a diferença. Dessa forma, tanto os pibidianos, quanto o professor, conseguiu avaliar a relação que os alunos fazem com os textos do livro, figuras e uma prática pedagógica adequada a clientela. Percebemos então que o objetivo da prática pedagógica foi alcançado, pois entendemos que o processo de aprendizagem dos alunos através de recursos pedagógicos adaptados de forma visual, com materiais e figuras coloridas chama a atenção dos alunos e, estes estimulam suas potencialidades e contribuem também para elucidar dúvidas dos seus colegas que ainda não tinham conseguido entender a parte do conhecimento conceitual. Acreditamos então, que um recurso pedagógico adaptado pode atender dificuldades cognitivas dos alunos, contribuindo para sua aprendizagem.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário