segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Coletando e cultivando bactérias


Escola: E.M.E.I.E.F. Pascoal Meller
Equipe: Alexsandra Maia Oliveira
             Caroline Bortoluzzi
             Franciele de Souza
             Maíra Baranoski
             Priscila Casagrande

Professora supervisora: Edna Cardoso da Luz Frigo

Turma tralhada: 7º ano 702

Atividade:Coletando e Cultivando bactérias

Materiais utilizados: Potes plásticos com tampas, gelatina incolor, lâmpada de luz negra, copos descartáveis, água tônica, cotonetes.

Metodologia: Os alunos foram divididos em duplas e se espalharam por várias partes da escola, locais onde costumavam circular diariamente. Com o auxílio do cotonete realizaram a coleta colocando no meio de cultura feito com a gelatina e o material foi guardado poruma semana. Numa segunda parte da atividade, representamos a contaminação que ocorre por meio do beijo, com a técnica da água tônica. Criamos um ambiente que representava uma festa e cada aluno estava com um copo contendo na maior parte água e em alguns copos água tônica. No momento da musica alguns alunos trocaram misturaram uma pouco de água de seus copos, representando a troca de saliva que ocorre durante o beijo. A água tônica em contato com a luz negra adquire a coloração fluorescente. Após a música cada aluno pode visualizar seu copo na luz negra e perceberam que todos os copos, inclusive os que no início da atividade possuíam água mineral estavam fluorescente, pois aconteceu a contaminação de todos os copos envolvidos na atividade. No final da visualização de todos mostramos um copo apenas com água mineral para que os alunos conseguissem ver que apenas a água tônica fica fluorescente.

Resultados:Após uma semana foi encontrado colônias de bactérias em todos copos com  meio de cultura. Os alunos ficaram impressionados pois o corrimão da escada estava muito mais contaminado do que o vaso sanitário. Aproveitamos aqui para confirmar a importância do uso da água sanitária que é usada diariamente nos banheiros. Na técnica do beijo, puderam perceber que apenas um indivíduo contaminado é capaz de infectar a sala toda. A turma passou em todas as salas da escola mostrando os resultados do trabalho e alertando os colegas para a higiene das mãos principalmente.





Nenhum comentário:

Postar um comentário